Sábado, 25 de Junho de 2022
81 98903-1552
Cidades Saúde

Prefeitura da Vitória inaugura ambulatório LGBTQIA+

A terra das tabocas é ainda a primeira cidade da Zona da Mata a ofertar o método de Profilaxia Pré-Exposição (PrEp) ao HIV

15/06/2022 12h13
106
Por: Redação
Prefeitura da Vitória inaugura ambulatório LGBTQIA+

A Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Vitória de Santo Antão inaugurou, nesta terça-feira (14/06), o ambulatório LGBTQIA+, na UPA-E. O equipamento, que tem o objetivo de promover o atendimento de saúde da lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, coloca Vitória na vanguarda das políticas públicas voltadas a essa população, sendo o município o 11º do Estado a prestar o serviço. A terra das tabocas é ainda a primeira cidade da Zona da Mata a ofertar o método de Profilaxia Pré-Exposição (PrEp) ao HIV.

O novo ambulatório, que recebe o nome Dani Almeida, mulher trans vitoriense assassinada há 12 anos vítima da LGBTfobia, ofertará além de atendimento de saúde, serviço de acolhimento. No local, os usuários serão acolhidos por um psicólogo e um assistente social. No local, um médico de família poderá orientar sobre a terapia hormonal, tratamento utilizada por aqueles que desejam fazer a transição de gênero.

Novidade no município, o PrEp é um tratamento que prepara o indivíduo antes de ter uma relação sexual de risco para HIV, evitando a infecção. No equipamento, ainda será ofertado a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), conjunto de medicamento utilizados por pessoas após terem tido um possível contato com HIV.

O ambulatório, que funcionará de segunda a sexta, atenderá através de encaminhamento das unidades básicas de saúde e por demanda espontânea. A Secretária de Saúde e Bem-Estar, Bruna Dornelas, ressalta que toda a rede está preparada para atender o público LGBTQIA+, “Ao longo do ano passado, realizamos treinamentos para preparar nossas equipes para ofertar um atendimento correto a esse público”, pontua.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias